quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Educação Infantil com Internet

Numa sala de aula da Educação Infantil, em Campinas, interior paulista, alunos recebem computadores doados para comporem suas aulas. São doações de outras escolas, de computadores velhos, que a maioria nem funciona. Então, uma equipe de voluntários são encarregados de consertar as máquinas. Muitos dos aluninhos não tem computador em casa, mas aprendem a utilizar e manuseá-lo na escola. Assim que as atividades em sala de aula começam, todos imploram pelo uso do computador. A maioria da turma nunca fez curso de informática na vida, mas entendem muito bem de tecnologia.
No total, 700 máquinas já foram recicladas e se transformaram em 280 utilizáveis pela equipe de estagiários de Wagner, assessor de Tecnologia da Informática da Secretaria Municipal de Educação (SME), que trabalhou intensamente em um espaço no Cefortepe utilizado como depósito. Lá também tem um estoque de peças que são reaproveitadas conforme a necessidade. A Assessoria de Tecnologia da Informática recebe doações de computadores, mediante uma avaliação da máquina e um contrato de doação. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: sme.informatica@campinas.so.gov.br.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria, Angela Fernandes, as escolas que receberam as máquinas foram escolhidas de acordo com o interesse demonstrado. Os equipamentos são entregues com softwares adequados para a idade das crianças. São mais de 150 jogos educativos e atividades lúdicas oferecidos nas máquinas, inseridas no contexto e nos assuntos que são tratados em sala de aula com as crianças. Os professores, monitores e agentes de educação infantil passaram por oficinas para aprender a utilizar os computadores em sala de aula e orientar os alunos. Para saber como foi a inserção dos computadores nas salas de educação infantil, o NTE fará uma avaliação e há a possibilidade da ampliação do projeto para outras escolas. Desde 2010, Tales e alunos de 3 a 6 anos de 52 escolas de educação infantil da rede municipal de educação, têm a oportunidade de usar o computador dentro da sala de aula como mais um recurso pedagógico, graças ao projeto Informática na Educação Infantil, que usa os computadores recolhidos dos laboratórios de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
A Emei Maria de Lourdes Cardoso Santos foi a primeira escola de educação infantil a receber os computadores na região Sudoeste de Campinas. Quando as quatro máquinas chegaram em agosto do ano passado - mais duas devem chegar este ano- houve um clima de ansiedade entre as crianças e os pais. “O computador chegou como mais uma ferramenta pedagógica do dia a dia como outras que já existem na escola”, afirma a diretora da Emei, Lanea Regina da Cruz Príncipe. Para a professora Heloisa Pierozzi, a novidade tecnológica facilitou a dinâmica de trabalho em sala de aula, onde são desenvolvidas várias atividades ao mesmo tempo, com as crianças se revezando em cada uma delas. “O computador ajudou na integração, socialização e cooperação entre as crianças em sala de aula”, afirma a professora.Cada idade tem um interesse diferente no computador. Maria Eduarda Sousa Ribeiro, 6 anos, tem computador em casa, mas usa de maneiras diferentes a máquina na escola. “Aqui eu brinco e em casa eu navego na internet”, diz, citando jogos de quebra-cabeça e desenhos como suas atividades preferidas no computador. O letramento também é facilitado na tela do computador, na opinião de Guilherme Zorzo, 5 anos. “É legal ter o computador na escola. Eu já escrevo o nome de toda minha família com o teclado”, diz.
Com criatividade e vontade, a SME mostra que é possível viabilizar projetos inovadores, ecologicamente corretos e com custo zero. Sempre focando na melhoria da qualidade da educação. O meio ambiente agradece pelo reaproveitamento. E as crianças ganham mais conhecimento.

3 comentários:

  1. A internet na educação infantil possibilita a criança adquirir conhecimento com o meio que a interagem, criando integração,socialização e cooperação entre as crianças em sala de aula.Muitas crianças não tem aceso ao uso do computador.È na escola que as crianças aprendem a utilizar e a manusiar o computador como uma ferramenta de informações,gerando a curiosidade pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante,Amanda,essa proposta de reciclagem na tecnologia.Num mundo tecnológico onde ensina que a cada instante tudo fica obssoleto porque algo novo surgiu no mercado,é de encher os olhos esse projeto inovador,a inclusão digital,é valer a inclusão na educação.

    ResponderExcluir
  3. Essa iniciativa de reciclagem e aproveitamento de material de informática e tudo de bom, o nosso planeta e as pessoas agradecem, pois estamos vivendo tempo do descartavél, às vezes pergunto-me, aonde vamos parar? assim, as crianças além de aprenderem com a informatica aprederão também sobre a preservação das coisas

    ResponderExcluir